O que é Pesquisa de Ministério e como ela se difere da pesquisa secular ou acadêmica?

A Pesquisa de Ministério coleta e analisa informações que auxiliam na mobilização do Corpo de Cristo e no planejamento estratégico, com o objetivo de cumprir com fidelidade a Grande Comissão de Jesus, de fazer discípulos de todas as nações.

O objetivo da pesquisa de campo é perceber o que o Espírito Santo está fazendo e onde Ele quer levar o Corpo de Cristo, para que possamos cooperar com Ele e sermos usados por Deus na sua colheita. Isto não é para nossa própria edificação ou promoção pessoal, mas sim, para que possamos ter uma melhor participação nos planos de Deus e para que Ele seja glorificado.

  1. A pesquisa pode nos ajudar a dar um passo para trás, olhar o quadro geral e tentar discernir como nós podemos causar um impacto sobre uma região (o precisa ser feito para completar a tarefa da Grande Comissão em nosso bairro, cidade, país ou qualquer coisa que Deus coloque em nosso coração.);
  2. Ela também auxilia na construção de credibilidade ao tratar com os outros no Corpo de Cristo (intercessores, doadores etc.), como também com os não crentes e com eles ter amizade.
  3. Permite descobrir as prioridades para o ministério (pastores, evangelistas, plantadores de igrejas etc.), a necessidade de treinamentos, o que as igrejas precisam, as áreas menos alcançadas com o Evangelho, entre outras.
  4. A pesquisa pode esclarecer uma situação e decorrente tomada de decisão. É particularmente útil para ajudar a direcionar os recursos externos diretos. Em muitas partes do mundo, há histórias de igrejas, denominações ou outras organizações que, por meio de uma boa pesquisa, exatamente quando eles estavam prestes a decidir como proceder, obtiveram as informações necessárias para tornar as decisões mais claras e precisas. Sem uma boa pesquisa, muitas decisões são tomadas em um nevoeiro de confusão , momento em que a pessoa mais persuasiva faz prevalecer o que ela pensa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*